16 janeiro 2013

#Mitologia Grega: Tudo surge do Caos...

12 comentários:
 
Tudo começa numa época remota, onde nem mesmo o nada, era o nada que conhecemos. Só havia o Caos, o deus primordial do universo. Seu tamanho e sua forma eram indefinidos, mas era o tudo e o nada ao mesmo tempo. Dele nasceram Ébero e Nix. Ébero representava a escuridão, enquanto Nix era a noite.

Mas eis que Ébero e Nix decidem se unir, e dessa união nasce Hemera, a luz, deusa do dia, e Éter, o ar dos deuses. Assim as coisas começavam a criar a forma e o Caos aos poucos foi deixando de existir, principalmente quando nasce de forma necessária e espontânea, Gaia, a Terra.

Gaia é a mãe natureza, que traz a vida e o amor dentro de si, personificada por Eros, o deus do amor. Com o surgimento de Gaia, nasciam os mares, as montanhas, as florestas, tudo foi criando forma e dela, nascera outros deuses.

Pode parecer estranho, mas a Gaia deu à luz ao próprio marido, Urano, o céu. O lado masculino do universo. Mas vocês devem estar se perguntando "e o que houve com o Caos?" Bom o Caos permanece vivo, mas agora em forma do Tártaro, sendo o limite do universo, ficando abaixo do céu e da Terra.

Urano gostava muito de ter filhos e a pobre Gaia foi tendo um filho atrás do outro. Porém apesar de tantos filhos, Urano era extremamente egoísta e não queria dividir a Terra com seus filhos, pois tinha medo de que como herdeiros, roubassem o lugar dele, como "rei" do universo.

Cansada e sofrendo de dores, por estar impedida de deixar os seus filhos nascerem, Gaia decide bolar um plano contra o marido, podendo assim, libertar os seus filhos... A deusa criou uma foice com um pedaço de si mesma e se cortou para chegar aos filhos, disse-lhes então que se quisessem sair dali, teriam que enfrentar o pai. Cronos, o caçula, foi o único que aceitou. Pegou a foice e ficou escondido em Gaia, esperando o momento exato para atacar. Eis que quando chega Urano, Cronos ataca e corta o órgão genital do pai, atirando-o no mar. Revoltado com a audácia da família, Urano se isola e vai morar no céu, separando o céu e Terra.

Cronos então, torna-se o rei dos titãs... Mas vocês só vão saber a continuação dessa história na próxima semana, com a terceira parte da série #Mitologia Grega.

12 comentários:

  1. eu particularmente adoro mitologia, seja ela grega, romana, indiana, ou de qualquer outro tipo. Acho essa coisa de deuses, intrigas, semi deuses, e guerras entre deuses algo extremamente interessante :D
    Pra vc ter ideia, tive uma cachorra q se chamava Gaia hahhaa
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A mitoologia grega me fascina. Adoro livros e filmes que abordem o tema. Achei fascinante essa série. Volto para conferir a próxima parte.
    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa, realmente uma explosão de imformações, muito bom. esperando pela próxima. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cara você pesquisou muito sobre isso vc gosta mesmo hein! Bem eu ja deixei uma vez clara que eu NÃO curto a mitologia grega, mas acho que isso está para mudar é realmente fascinante e unico essa mitologia to gostando!

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, incrível essa história, sempre fui um apaixonado pela mitologia grega e tô louco pra ver a próxima parte da história, pois comecei agora a acompanhar a série. :)
    Parabéns.

    conectados-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não sou de ler muitas matérias sobre mitologia grega, mais confesso... curti muito *-*

    Obrigada pela visita, espero te ver mais por lá!
    beijos, http://www.bc-fotografando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorooooo mitologia grega. *-*
    Sei muita coisa graças aos livros do Percy Jackson. E outras que fui pesquisando.

    Burnny

    ResponderExcluir
  8. Eai cara, bom ficou MUITO LEGAL MESMO esse post sobre mitologia grega.
    Dentre todas eu gosto mais da grega mesmo, seus Deuses e semi Deuses... Muito LOCO!!

    Estão de PARABÉNS!!


    http://nerddoespaco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Se você gosta de mitologia grega, aconselho a ler os livros do Junito de Souza Brandão. Ele aborda mitologia de uma forma geral no inicio mas depois é bem focado, além de contextualizar a mitologia com a evolução da humanidade.
    Mas está de parabéns!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eita,vc é mto apaixonado por mitologia grega viu rsrs, olha eu amo essas historias venho aqui sempre com causa delas.

    iblueclassic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sabe, eu não sei nada sobre mitologia grega, porém me interesso por história, talvez por isso tenha curtido muito o post, e você tem uma referência muito boa, e uma linguagem que não deixa o post cansativo, por isso comecei a me interessar por esse assunto, sendo assim espero mais post's do tipo aqui no seu blog *u*
    Pirados e Piradas, estou esperando vocês! Xero
    http://pireidevez.com

    ResponderExcluir
  12. Com certeza estarei aqui na próxima semana, mesmo já conhecendo boa parte da mitologia greco-romana. E, aliás, queria aproveitar para indicar um livro que traz pequenos contos da mitologia grega e pode ajudá-los no resumo. O livro se chama As 100 Melhores Histórias da Mitologia.

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu