14 junho 2013

Inimigos de nós mesmos...

3 comentários:
 
Vivemos numa busca constante de resolver nossos problemas a qualquer custo, muitas vezes criando falsos culpados, sem nem sequer pensar em soluções. Isso é tão comum que, eu diria, tornou-se algo banal. É justamente aquela "filosofia" de que 'a culpa é minha e à coloco em quem eu quiser'.

Será que quando nos vemos em meio a um amontoado de problemas, paramos para pensar que só pôde ser possível chegar a tal proporção porque nós mesmos deixamos que acontecesse? Porque sem dúvida nenhuma, eu sou o grande autor da minha vida, sou eu quem escolhe qual caminho seguir, como falar e agir, enfim tudo o que acontece em minha vida depende exclusivamente de mim!

No entanto este é um ideal pouco partilhado, pois é muito difícil reconhecer nossos próprios problemas, afinal é muito mais fácil e agradável julgar aos outros, do que se julgar, não é mesmo? Pois bem, pode até ser mais fácil, mas deveria, e deve, ser evitado.

Nos últimos dias me vi em meio a "uma mata sem cachorros", como diz o ditado popular! Lidar com pessoas deve ser algo muito frágil e delicado, pois nem sempre, e quase nunca, o que somos é o que realmente aparentamos ser. Posso ser a pessoa mais dócil e amável do mundo, mas se não passo essa imagem para as outras pessoas, estaria sendo retórico, pois considero difícil e turbulenta uma vida em que haja frequentes conflitos entre aparência e verdade.

Talvez o maior motivo para esse conflito sejam as próprias pessoas, pois muitos levam a vida com tanta superficialidade que simplesmente não vivem vida nenhuma. Mais uma vez entra em cena o debate viver X sobreviver! E a melhor maneira de vencer esse debate, superar os conflitos internos e estar forte para as batalhas da vida é reconhecer que o verdadeiro inimigo está em  você e só passará a verdadeiramente viver, no dia que vencer a si mesmo.

3 comentários:

  1. A arte de viver é uma arte difícil!

    Blog atualizado
    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  2. É complicado, Deus nos ajuda sempre.


    http://www.elaecrista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Curti muito o que você escreveu. Em especial a parte inicial, porque é da natureza humana encontrar alguém para culpar. Preferimos qualquer coisa a admitir que somos culpado. E foi dessa natureza que nasceram coisas como o "destino" e o "horoscopo".
    Enfim, a convivência é realmente muito difícil e delicada. Aquela velha frase, "O inferno são os outros" faz todo sentido pra mim.

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu